Saúde Integral

21/09/2015 08h03

As Frutas Essenciais da Primavera

Conheça deliciosas opções saudáveis para saborear na estação mais alegre do ano

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Gs out dollarphotoclub 88774989 (1)

Conheça deliciosas opções saudáveis para saborear na estação mais alegre do ano

Com o inverno acabando, é hora de começar a prestar mais atenção na alimentação para chegar ao verão com a saúde em dia. A temperatura da primavera desperta mais vontade de sair para praticar atividades ao ar livre, e para estar bem hidratado é necessário ingerir muita água. Além da água e dos exercícios, uma ótima maneira de chegar ao verão em forma é usar e abusar das frutas da estação, fontes de vitaminas essenciais para o funcionamento do nosso metabolismo. Mas você sabe quais são as frutas da primavera e os seus principais benefícios? Confira nossas dicas.

 

Maçã

Já dizia o antigo ditado inglês, uma maçã por dia e você fica longe do médico, em tradução livre. Ela é rica em vitaminas A, B1, B2, C, além de betacaroteno, que faz muito bem para a pele. Com todos esses nutrientes, a maçã também é ideal para pessoas que querem perder peso, pois ela contém poucas calorias.

 

Morango

O morango também é uma fruta de baixas calorias, diurético, reduz as toxinas do fígado e auxilia na digestão e no funcionamento do intestino. Além disso, ele é rico em pectina, que ajuda a reduzir o colesterol.

 

Melão

Contém vitaminas A, C e E e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Como é uma fruta com bastante líquido, é ideal para consumir em épocas de calor, pois hidrata o organismo. O melão também é rico em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e é ótimo para pessoas que têm prisão de ventre.

 

Manga

A manga pode fazer parte de uma alimentação equilibrada. Sua concentração de cálcio, potássio, magnésio, vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A, fibras, fósforo, magnésio e cobre protege o organismo de inflamações e fortalece o sistema imunológico.

 

Amora

É uma fruta rica em vitaminas A, B e C e antocionidinas, que auxiliam na produção de radicais livres e de colágeno e protegem a pele contra o envelhecimento.

Abacaxi

O Abacaxi também é uma fruta com baixo valor calórico, 100 gramas têm em média 52 calorias. A bromelina do abacaxi, uma enzima que auxilia na digestão de gorduras e celulose, é essencial para o funcionamento do intestino.

 

Açaí

Apesar de possuir um elevado teor de calorias, pode ser ingerido para recuperar as energias de uma corrida ou de outro exercício, pois contém as vitaminas C, B1 e B2, além de fibras, lipídios e fósforo.

 

Incluir as frutas na sua dieta permite que você tenha mais energia e disposição para fazer as atividades do dia a dia e também para se exercitar. As frutas são fáceis para levar e podem servir como um lanchinho na hora que a fome apertar. O consumo pode e deve ser feito na forma in natura, mas também na composição de sucos e batidas.

Já escolheu quais as frutas você vai incluir na sua alimentação? 

X