Bem-estar

04/02/2020 08h00

A espinha ereta

Cuidar da postura corporal é fundamental para a saúde e o bem-estar.

Por Nosso Bem Estar

Nosso Bem Estar
2298(1)

A espinha ereta

O alinhamento corporal é essencial para a realização de movimentos básicos no dia a dia, como ficar em pé, caminhar e trabalhar. Um desequilíbrio na região cervical pode ocasionar dor nas costas, ombro, pescoço, e outras complicações.

Quem sofre com esses problemas, sabe que eles podem afetar a vida profissional, as atividades de lazer, o bem-estar e a qualidade de vida. Por isso, é necessário buscar soluções para resolver a situação.

Diversas técnicas contribuem para o equilíbrio corporal, como quiropraxia e pilates. É importante entender mais sobre elas, para encontrar a que melhor se adequa às suas necessidades.

A seguir, trazemos soluções para melhorar a postura e resolver os incômodos da coluna. Continue e veja as dicas!

Alterações na postura corporal 

Diversas situações podem afetar a postura corporal e causar incômodos e outras complicações. Portanto, se você é mestre em colecionar maus hábitos do tipo ‘trabalhar com um posicionamento incorreto’ ou ainda em tarefas domésticas,  transportando um peso superior ao limite de sua massa corporal, é melhor ficar preocupado em se cuidar!

As alterações na postura podem acontecer em diversas idades, até mesmo na infância - durante a fase escolar – quando crianças carregam mochilas extremamente pesadas, por exemplo.

Para evitar lesões, é essencial adotar uma postura correta para as atividades domiciliares e do dia a dia, além de ter ergonomia no ambiente de trabalho, com o uso de mesas e cadeiras adequadas, computador em altura correta, e outras técnicas que garantem a saúde e a qualidade de vida.

Além dos hábitos diários, algumas doenças e condições físicas também podem desencadear o problema, como sedentarismo, obesidade e hérnia de disco. 

Sinais de postura incorreta

O desequilíbrio na postura gera complicações para o organismo, e mesmo que você não se sinta desconfortável, é fundamental procurar soluções para corrigi-lo, pois isso pode afetar todo o corpo e resultar em dores crônicas nas costas, pescoço e ombro, lesões vertebrais, e outras doenças.

O alinhamento corporal é imprescindível para a saúde e a qualidade de vida, mas algumas pessoas encontram dificuldades em identificar desvios. Além do incômodo na região das costas, são exemplos de postura incorreta: costas curvadas ou coluna em “s”; cabeça para frente ou para trás, e abdômen frouxo ou saliente. 

Melhorando a postura

É necessário ter uma consciência corporal para detectar uma posição inadequada. Isso pode acontecer desde as tarefas mais simples como ficar em pé para escovar os dentes, ou em momentos de descanso, atividades profissionais e de estudo. Algumas dicas para manter ou melhorar a postura:

 

  • Observar seu corpo: analise sua postura em um espelho e observe se as costas não estão curvadas em excesso, se o queixo está elevado e os ombros alinhados.
  • Distribuir o peso: ao ficar em pé, o peso do corpo deve ser distribuído igualmente nos dois pés, para não sobrecarregar a coluna.
  • Sentar de maneira correta: não adotar uma posição mais relaxada, e sim, encostar o tronco na cadeira, manter as pernas levemente afastadas e os dois pés no chão.
  • Ter cuidado com a posição da coluna em atividades domésticas: ao passar roupa, limpar a casa ou pegar algo do chão, evite ficar com as costas inclinadas, e flexione os joelhos ao se abaixar, para não dobrar a coluna.

Cuidados redobrados com as crianças. Atenção na postura dos pequenos durante as brincadeiras e momentos de estudo. O peso da mochila, por exemplo, precisa ser avaliado, e o acessório não deve ser acomodado somente de um lado do corpo. Essa recomendação também é válida para os adultos.

Técnicas para alinhamento corporal 

O tratamento para alinhamento corporal deve ser acompanhado por um especialista, fisioterapeuta ou ortopedista. Como diversas técnicas podem auxiliar nesse processo, é importante considerar o histórico, as características e sintomas do paciente, e os desvios da postura. Devem ser analisadas: costas, ombro, posição da cabeça, pernas e tornozelos, para que sejam recomendados os procedimentos adequados. 

Osteopatia

A osteopatia é uma terapia alternativa para corrigir o movimento dos músculos, das articulações e da postura do paciente. Ela surgiu nos Estados Unidos, e consiste em uma técnica manual realizada em determinados pontos, para buscar o equilíbrio do corpo. A osteopatia é uma especialidade da fisioterapia, e por isso deve ser realizada por profissionais capacitados.

RPG 

A Reeducação Postural Global, ou RPG, é uma das principais técnicas de alinhamento corporal. Ela surgiu na França, criada por Philippe Souchard, e é feita a partir da distribuição correta do peso no corpo, somada a exercícios de alongamento. 

Consiste em trabalhar cadeias musculares e posturas específicas que alongam essas cadeias, com o intuito de promover o equilíbrio. Ela pode ser recomendada em casos de escoliose, pé chato, e para pessoas que apresentam uma curvatura acentuada na coluna.

Fisioterapia 

A fisioterapia tradicional é mais um dos métodos indicados para alcançar a boa postura. Ela é mais apropriada em casos de dor, assim, os profissionais podem recomendar os exercícios e aparelhos mais eficientes. Contudo, nada impede que o atendimento seja feito de forma preventiva - para corrigir a postura e evitar possíveis complicações. 

Pilates

O método foi criado por Joseph Pilates e consiste na realização de exercícios feitos com o uso de aparelhos que auxiliam no fortalecimento, alongamento, coordenação motora e resistência. Todo esse processo contribui para o alinhamento corporal. Porém, a técnica deve ser acompanhada por profissionais capacitados, para que a postura seja feita de forma correta e não gere o efeito contrário. 

Yoga

A yoga é mais um dos métodos que contribuem para o alinhamento corporal. Ela consiste na realização de posturas que trabalham flexibilidade, equilíbrio e concentração. Além disso, a filosofia da yoga e as meditações e respirações durante os exercícios contribuem para o relaxamento muscular, alívio do estresse e bem-estar. 

Quiropraxia

O nome dessa técnica vem do grego “quiro”, que significa mãos, e “praxia”, de prática. O objetivo é corrigir problemas posturais com o auxílio das mãos.

A quiropraxia integra a lista de Práticas Integrativas Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006, e é utilizada como tratamento para reajustar os ossos e para aliviar a dor.

O método pode ser aplicado em pessoas de todas as idades. A quiropraxia funciona através de movimentos rápidos e uso de força controlada para liberar as articulações e solucionar os incômodos.

Rolfing 

Outra estratégia para alcançar o alinhamento corporal é o rolfing. O tratamento é feito por meio de toques que eliminam as tensões e os encurtamentos musculares. Dessa forma, um profissional especializado consegue diminuir dores musculares, melhorar os movimentos e alinhar a postura.

Durante o tratamento, o indivíduo amplia a percepção sobre o seu corpo e seus movimentos. Além disso, aprende a não o sobrecarregar durante as atividades do dia a dia e exercícios físicos, evitando lesões na coluna e em outras partes do corpo.

A técnica foi criada pela cientista norte-americana Ida Rolf, e pode ser recomendada para pessoas que apresentam problemas relacionados à má postura, dificuldade de movimentos, dores devido a traumas físicos, doenças ou acidentes, entre outras situações.

Além dos métodos citados, a acupuntura, as massagens em geral, os alongamentos e atividades físicas também são significativos para o bom alinhamento corporal e para uma vida saudável. Existem outras técnicas interessantes, como a Eutonia, a Euritmia, o método Feldenkrais, que trabalham com a consciência corporal e que ajudam bastante na postura.  Vale lembrar que, independentemente do tratamento, ele deve ser acompanhado por especialistas. Assim, você conseguirá obter os resultados desejados e ter mais qualidade de vida e bem-estar.

 

Tudo é uma questão de manter
A mente quieta,
A espinha ereta
E o coração tranquilo

 

Cuide da sua postura

1. Ao sentar-se, mantenha as costas eretas e apoiadas totalmente nas costas da cadeira. Evite trabalhar com o troco inclinado para a frente.

2. Evite cruzar as pernas quando estiver trabalhando no computador. Elas devem ficar com os pés bem apoiados no chão.

3. Se o seu trabalho obriga você a ficar muito tempo sentado, procure mudar de posição ao longo do dia. Levante-se a cada meia hora para caminhar um pouco e esticar as pernas, as costas e os braços. Se possível, faça rápidos exercícios de alongamento no pescoço entre uma pausa e outra.

4. Ao caminhar, mantenha o corpo ereto e relaxado.

5. Para dormir, a posição mais adequada é a de lado. Coloque uma almofada entre as pernas e um travesseiro na cabeça para não prejudicar a postura. Um bom colchão é fundamental também.

6. As mulheres devem evitar andar de saltos muito altos ou de sapatos rasos. O ideal são sapatos com um salto entre 2 a 5 cm.

 



 

X