Bem-estar

20/06/2019 08h00

Dupla dose de saúde!

Pilates e Yoga são duas práticas excelentes que trazem resultados impressionantes

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Design sem nome

Dupla dose de saúde!

Concentração, autocontrole e consciência corporal e respiratória são algumas das semelhanças do Pilates e da Yoga. O Método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, que se inspirou em algumas posições da yoga. Porém, ele adicionou seu conhecimento de treinador físico e a descoberta das molas para criar uma nova modalidade de exercício físico.

Joseph Pilates teve uma saúde frágil na infância e por isso estudou muito sobre o funcionamento e anatomia do corpo. Durante a guerra adaptou molas às camas e às cadeiras de rodas, onde surgiram os aparelhos que temos hoje. Durante a epidemia de influenza, atribuiu a sobrevivência de soldados à execução dos exercícios criados por ele, chamado na época de “contrologia”, definido por Joseph Pilates como “a arte de controle e equilíbrio entre mente e corpo em sua totalidade”.

O primeiro princípio do Pilates refere-se à capacidade de realizar movimentos a partir do centro do corpo, o famoso power house. O centro de força é constituído pelos músculos reto abdominal, oblíquos, transverso do abdômen, eretores da coluna, extensores, flexores do quadril, períneo e diafragma. Durante os exercícios, estes músculos devem ser ativados, dando suporte e sustentação à coluna e protegendo a lombar de sobrecargas. Desta forma, o pilates é muito indicado na reabilitação e prevenção de lesões, assim como, no condicionamento físico, como uma alternativa de atividade física para aqueles que não gostam de academia.

O pilates tem sido praticado por gestantes, causando a sensação de alivio das dores, e melhora da respiração. Outro público que tem se beneficiado com o Pilates são os idosos, através do ganho de força muscular e melhora da mobilidade, coordenação e equilíbrio, que geralmente estão alteradas devido a presença de doenças degenerativas. Além disso o pilates também diminui as chances de lesões e melhora o desempenho de vários esportes como corrida e ciclismo.

São inúmeros os benefícios do pilates, entre eles destacamos:

- Melhora a postura

- Evita dores na coluna

- Aumenta a flexibilidade

- Melhora a concentração, controle e fluidez

- Melhora a respiração

- Diminui a ansiedade e o estresse

- Aumenta a mobilidade nas articulações

- Fortalecimento e resistência muscular

         

YOGA

Yoga é um antigo sistema filosófico de disciplinas que procura harmonizar o ser humano em suas 3 esferas existenciais – corpo, mente e espírito. No corpo proporciona bem-estar, traz equilíbrio, força e vitalidade. Para a mente, aumenta a concentração e auxilia em nossa memória, proporcionando maior foco e controle emocional para conseguirmos uma melhor qualidade de vida.  Em um nível mais profundo, a prática de yoga procura levar a auto realização, elevar o espírito e expandir a nossa consciência

Os ásanas, como são chamadas as posturas de yoga, trabalham o nosso corpo de maneira integral. Através dele podemos alongar nossos músculos e articulações, mantendo nosso corpo flexível e saudável. Nossos órgãos são massageados internamente, melhorando o funcionamento e a circulação sanguínea e linfática. Dessa forma, o sangue flui melhor irrigando todo o organismo, bombeando sangue para regiões de difícil acesso e principalmente para as nossas glândulas, responsáveis pelo nosso equilíbrio físico e mental.

Durante as posturas de yoga, respiramos lenta e profundamente, movendo apenas o abdômen (respiração diafragmática). O aumento da oxigenação gera aumento de energia vital (prana) para os órgãos e glândulas aumentando os efeitos dos ásanas. Com a respiração lenta e profunda durante a prática de ásanas, focalizamos nossa atenção e acalmamos nossa mente, aumentando a circulação e o fluxo de energia em todo o nosso corpo.

Benefícios gerais dos ásanas:

- Extensão e flexão dos músculos, massageando-os e tonificando-os;

- Aumento da flexibilidade da coluna e todo corpo em geral, fortalecendo o sistema nervoso central;

- Aumento do fluxo de sangue no sistema circulatório;

- Aumento da circulação e fortalecimento do sistema linfático;

- Equilíbrio do sistema glandular;

- Rejuvenescimento da pele;

- Redução de dores corporais e fadiga;

- Redução e controle de stress, tensão e ansiedade;

- Fortalecimento do sistema imunológico;

- Promoção de maior disposição e eliminação da preguiça mental e da letargia corporal mantendo o equilíbrio entre corpo, mente e espírito;

- Equilíbrio e harmonização da mente, tornando-a mais tranquila, alegre e com sensação de bem-estar;

- Integração de corpo, mente e espírito.

A prática regular de Yoga, assim como a prática de Pilates proporciona bem-estar físico e mental e traz mais flexibilidade e harmonia corporal, pois trabalha músculos, articulações e órgãos internos, favorece e amplia a respiração e libera hormônios essências para a o equilíbrio de nossa saúde. 

 

Texto de :

- Aline Cembranel – Fisioterapeuta e Sócia do Espaço APPA

- Andressa Boeno Geremia e Paula Custódio de Oliveira – Educadoras Físicas e Sócias do Espaço APPA

- Débora Coelho e Lucimeri S. Teixeira - Instrutoras de Yoga do Espaço APPA

 

 

X