Beleza

05/12/2016 08h00

Queda x quebra de cabelos

Conheça a diferença e aprenda a evitar esses danos aos seus fios.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Hairr

É fácil saber quando seus cabelos estão com queda, basta puxar alguns fios e verificar se eles têm um ponto branco na ponta

Seus cabelos estão danificados? Você percebe que há perdas ou que os fios estão quebrados? Saiba como evitar queda e quebra de cabelos e entenda a diferença entre esses problemas capilares.

Quando há queda

É fácil saber quando seus cabelos estão com queda, basta puxar alguns fios e verificar se eles têm um ponto branco na ponta. Isso é indicativo de queda. Esse problema sempre está relacionado a emoções, doenças crônicas e hormônios, quando caem mais de cem fios por dia, que é o normal.

Se você achar que está perdendo mais cabelo do que deveria, é importante consultar um dermatologista para que o profissional possa descobrir qual é o problema e tratá-lo.

Quando há quebra

Diferente da queda, a quebra de cabelos acontece quando os fios ficam enfraquecidos. Você pode perceber facilmente o problema ao passar as mãos pelos cabelos, se sentir “toquinhos” no couro cabeludo.

Nesse caso, o fio não cai pela raiz, ele fica quebradiço e caem apenas alguns pedaços. A quebra acontece especialmente quando o cabelo sofre estresse, como processos químicos, cloro, sol, vento e mudanças bruscas de temperatura. Mas ela também pode ser causada por doenças, como câncer e tuberculose.

A solução para a quebra é descobrir o que causou o problema, suspendendo o agente agressor dos fios. Outra medida, essa também preventiva, é hidratar as madeixas a cada quinze dias, no máximo uma vez ao mês, se não houver muita necessidade de hidratação. E você pode fazer isso em casa mesmo.

Como tratar a queda

Você pode evitar e resolver quedas de cabelo ao utilizar xampús com função desincrustante. Ou seja, eles são vendidos como tônicos e produtos antiqueda, tendo como objetivo retirar a oleosidade excessiva dos fios. Assim, o folículo ficará desobstruído e fios novos podem crescer sem impedimentos.

Porém, os produtos para queda devem ser sempre indicados por um especialista, se você optar por cosméticos farmacêuticos. Afinal, essa retirada de oleosidade pode deixar os fios ressecados e o dermatologista indicará vitaminas para manter os fios saudáveis.

Como tratar a quebra

Uma das opções para tratamento de quebra é a reparação dos fios. A reconstrução deve ser feita com acompanhamento de um especialista, pois o produto utilizado é um antibiótico rico em proteínas.

Se o problema não for tão grave, a solução pode ser reposição de vitamina T. Se as pontinhas dos cabelos possuírem um centímetro, os fios podem ser reparados dessa forma. Se não resolver, devem ser tratados com os antibióticos mencionados acima.

Em casa, você pode tratar a quebra também fazendo uma restauração nos fios. O processo se chama cauterização e ele repõe a proteína perdida durante as químicas e/ou os agentes externos, como calor da chapinha, por exemplo.

Você deve lavar seus cabelos duas vezes com xampu sem sal, aplicando queratina líquida em seguida e esperando dez minutos. Sem enxaguar, passe uma máscara capilar de sua preferência e siga suas instruções de uso. Agora sim seu cabelo pode ser enxaguado.

Como evitar queda e quebra de cabelos

Em primeiro lugar, é preciso alimentar-se adequadamente, pois é algo que influencia bastante na saúde capilar. Nossos fios são compostos por proteínas, lipídeos, açúcares, vitaminas e minerais, então se recomenda comer pratos coloridos e ricos em vitaminas, especialmente frutas, verduras e proteínas.

É preciso que nós devolvamos os nutrientes ao cabelo após agressões dos agentes externos, principalmente quando os fios sofrerem químicas, por exemplo.

Também é importante não prender os cabelos muito apertados ou esticados, em coques ou rabos de cavalo. A hora de pentear as madeixas também interfere na sua saúde: o movimento de desembaraçar deve ser feito na direção da raiz para as pontas.

Tomando essas atitudes, seus cabelos provavelmente não sofrerão quebra ou queda e ficarão bonitos e saudáveis.

X